A limpeza da casa é essencial para mantermos o nosso bem estar e saúde.
Mas também é uma das áreas principais onde conseguimos ter um impacto maior no que toca à redução de desperdício, quer seja na maneira como limpamos, quer seja nos utensílios e produtos que utilizamos para o fazer. Se o fizermos de forma sustentável, ou seja, se optarmos por uma limpeza da casa mais sustentável, conseguimos também fazer uma limpeza mais segura e saudável.
E porquê?
Porque podemos eliminar todos ou a maioria dos produtos químicos, tóxicos, e acessórios extra que habitualmente usamos.
Por isso aqui ficam algumas sugestões para mudar a sua forma de limpar, e conseguir uma limpeza da casa sustentável:
Hoje em dia a compra de produtos a granel, já não implica a procura de uma agulha num palheiro. Em qualquer lugar consegue encontrar lojas que incluem no seu catálogo de produtos, este sistema de venda de produtos. Na grande maioria das vezes, conseguimos encontrar produtos à venda a granel em lojas de produtos biológicos, ou que evitam o desperdício, mas também conseguimos encontrar em mercearias, supermercados do bairro, e já existem estas opções em algumas superfícies comerciais de grandes dimensões.
Se não conseguir encontrar nada perto de si, pode optar pela compra destes produtos em lojas online. As lojas reutilizam embalagens e enviam para a sua casa. No entanto, prefira adquirir estes produtos em locais perto de si, para evitar maiores emissões de carbono criadas no transporte destes produtos até sua casa.
Por outro lado, a aquisição de produtos a granel permite-lhe reutilizar embalagens, ou usar recipientes em vidro reutilizáveis, acabando com quilos de embalagens que acabam em aterros ou pior a boiar no oceano.
Opte por adquirir aspiradores a água, que não usam filtros descartáveis ou sacos para reter o lixo. Procure opções de aspiradores que tenham uma capacidade de sucção superior aos convencionais (mas que não gastem mais eletricidade) para minimizar o número de vezes que limpa o chão por mês. E para evitar, ter de usar no final de aspirar uma esfregona com água e detergente, porque o chão continua com pó, pelos ou outras sujidades.
Por outro lado, procure nesses equipamentos a possibilidade destes conseguirem:
Outra opção é a escolha de mopas com reservatórios para colocar o detergente (preferencialmente uma cápsula concentrada e ecológica) e uma pequena quantidade de água, que lhe permita lavar o chão sem usar uma quantidade enorme de água.
Facilmente consegue criar todos os produtos que precisa para a limpeza da sua casa, recorrendo a ingredientes simples e alcançando os mesmos resultados, mas com produtos que não vão poluir o ambiente nem a sua saúde.
Só vai precisar de água, limão, vinagre, bicarbonato de sódio, ácido cítrico e aromatizantes naturais ou óleos essenciais.
Estes ingredientes têm propriedades antibacterianas, abrasivas, branqueadoras, entre outras, que dispensam qualquer detergente com produtos químicos.
Perceba o impacto que determinados panos, esponjas ou produtos que usam têm no ambiente.
Mudanças simples podem fazer toda a diferença. Por exemplo, deixe de usar as esponjas convencionais para a lavagem da loiça. Essas esponjas libertam microplásticos que vão diretamente para o mar, bem como demoram séculos a desaparecer. Opte por esponjas de fibras naturais – cada vez existem mais opções, já moldadas como as convencionais, e com prazos de vida mais longos.
Evite comprar panos, reutilize tecidos antigos, lençóis, toalhas ou que tenha em casa. Corte-os à medida que lhe for mais conveniente – faz bem ao ambiente, à sua carteira, e são esteticamente mais atraentes que ter aqueles panos amarelos a destoar na sua cozinha.
Compre escovas, escovilhões com materiais compostáveis, e evite os plásticos.
Use detergentes que reutilizam óleos alimentares na sua produção, evitando que milhares de litros de água sejam contaminados.
Antes de comprar um novo detergente, ou acessório de limpeza lá para casa, pense se precisa mesmo dele e se é nocivo para o nosso planeta.