COMO LIMPAR O COLCHÃO

Como limpar o colchão. E de forma eficaz. E como prolongar a sua vida útil por mais 2 a 5 anos?
Seguem as dicas. Basta seguir os 4 passos!

Como limpar o colchão ? Por norma os colchões duram cerca de 8 anos. Claro que a qualidade do colchão poderá prolongar este tempo por mais 2 anos, como é o caso do colchão Memo4. Contudo e conforme indicação dos fornecedores de colchões, este tempo corresponde à sua vida útil, e dos materiais. Não nos podemos esquecer, que estes devem manter a sua performance original, para não causar problemas de saúde complicados, tais como as habituais dores nas costas.

No entanto, há alguns cuidados básicos que podem melhorar e aumentar a vida útil do colchão, tal como a sua limpeza e higienização. Veja como:

Como limpar o colchão em 4 passos:

 

 Passo 1 – Arejar e rodar o colchão a cada estação

 
Arejar o colchão 
  • Arejar o colchão, removendo qualquer capa que esteja sobre o mesmo, e deixando um dia exposto ao ar irá promover a vida útil dos materiais. A cada três meses, deixe a cama por fazer e remova toda a roupa de cama. A exposição dos materiais ao ar e ao sol, promove a eliminação de ácaros e fungos.
  • E aproveite para rodar o colchão, pois irá prolongar a sua vida.
  • Rodar não é virar o colchão – a maioria dos colchões estão preparados com diferentes camadas – quer seja de espuma ou de molas, para se adaptar ergonomicamente e melhorar o descanso. Portanto, não o pode virar ou poderá tornar-se muito desconfortável. Esta rotação, irá aliviar alguns materiais do nosso peso, e dar espaço a outros para nos suportar. Esta rotação evita também a deformação do colchão no local onde habitualmente nos deitamos.

De qualquer maneira, tenha atenção às recomendações do fabricante, pois poderá ter adquirido um colchão que tenha uma camada específica para ombros e ancas, e nesses casos não poderá rodá-lo.

Passo 2 – Elimine os Ácaros do seu colchão

 

Aspiração para eliminação de ácaros do colchão 

Os ácaros são aracnídeos (aranhas, carrapatos…) invisíveis a olho nu, que se alimentam de resíduos de pele, pelos de animais, bolor, e que são responsáveis pela maioria das alergias respiratórias e alergias de pele.

Os ácaros desenvolvem-se nos colchões e lençóis quentinhos. Por isso, é tão importante o seu arejamento.

No entanto, deve procurar soluções profissionais para a sua eliminação, nomeadamente o uso de aspiradores semi-profissionais com filtro HEPA capazes de os reter no seu interior. Por exemplo o Aquilter, Hidraclean ou Sirena.

Pode também contratar uma empresa profissional de limpeza para fazer a sua remoção, no entanto a longo prazo será muito mais dispendioso.

Passo 3 – Higienização do colchão

Higienização do colchão 

O uso de capas de proteção transpiráveis e laváveis no seu colchão, protegem-no de odores e suores que libertamos durante a noite. Contudo, poderão retirar algumas das características que beneficiaria com o seu colchão – ex. regularização de temperatura, ou recuperação muscular, como é o caso do colchão Memo4.

A maioria não terá essas características, no entanto evite as capas impermeáveis, porque podem tornar o colchão muito quente.

Independentemente do uso destas capas, deve higienizar o colchão, para que este não ganhe bolor e fungos.

Como é que pode evitar o bolor e fungos do seu colchão? E como limpar o colchão de forma eficaz?

Uma dica caseira, consiste em polvilhar o colchão com bicarbonato de sódio (poderá adicionar algumas gotas de um óleo essencial para aromatizar – veja óleo essência de aloé vera) de forma a neutralizar odores, suor e desodorizar os materiais do colchão.

Deverá deixar atuar o máximo de tempo possível (algumas horas), mas no mínimo deixe atuar por uma hora. No final deste tempo, aspire com uma escova própria – o ideal será uma escova com uma capacidade maior de sucção ex. Escova Sirena System de forma a remover também qualquer sujidade.

Passo 4 – Eliminar nódoas difíceis

Produtos para a limpeza do colchão - nódoas dificéis 

Nos casos mais complicados: nódoas difíceis, líquidos derramados, ou odores fortes impregnados no colchão, terá de optar por uma limpeza mais localizada.

Deixamos duas sugestões para a limpeza dessas manchas:

  1. Limpeza com Vinagre branco de álcool ou vinagre de limpeza: humedeça uma esponja com o vinagre, e esfregue todas as manchas. Deixe atuar durante uma hora. No final, remova com a ajuda de um pano humedecido em água. Se o cheiro do vinagre permanecer, misture algumas gotas de um óleo essencial em água – veja óleo essencial de aloé vera. Borrife e deixe secar totalmente. Pode também optar por polvilhar a superfície do colchão com bicarbonato de sódio. Aguardar 30 min e aspirar.
  2. Limpeza com água oxigenada e detergente líquido: misture água oxigenada e sabão líquido num borrifador. Aplique sobre o colchão e deixe secar completamente. De seguida, esfregue com um pano húmido e deixe secar novamente.

Quando tiver de fazer este tipo de limpeza, é muito importante que deixe o colchão secar totalmente, para evitar a criação de bolor, fungos e ácaros.

Lembre-se de fazer a manutenção do seu colchão, e prolongue a sua qualidade e vida útil por mais alguns anos!. 

CALL ME
+
Call me!
X